5 Mitos Sobre Investimentos

Será que você está deixando de investir por ter em mente informações equivocadas sobre investimentos? Existem muitos mitos sobre investimentos. Afinal, o que é verdade e o que é pura ficção?

São muitos os relatos de pessoas que não aplicam o dinheiro que possuem por acharem que o valor é muito pequeno ou que o imposto de renda torna os investimentos pouco interessantes.

Pensando em esclarecer estes e outros “mitos” sobre investimentos, elaboramos este artigo. Esperamos que, ao terminar de ler, você comece a enxergar seus patrimônios de uma forma bem mais positiva.

 

1-Só investe quem tem muito dinheiro.

Muitas pessoas optam por aplicar seus recursos em poupança, ou pior, não aplicam nada por acharem que os valores que possuem não são o suficiente para ter acesso a investimentos com boas rentabilidades.

Isso é errado! Atualmente, existem muitas opções de investimento e em algumas, como o Tesouro Direto, por exemplo, o valor mínimo do investimento é de R$30,00.

Para se ter uma ideia de rendimento, a poupança está rendendo 70% da taxa Selic (taxa básica de juros do Brasil) enquanto o Tesouro Selic (LFT) rende 100%* desta mesma taxa.

*Rentabilidade bruta aproximada (o imposto de renda vai depender do prazo em que o valor permanecer aplicado).

 

2- O Imposto de Renda deixa meu investimento com uma rentabilidade muito baixa.

Alguns investimentos não possuem desconto de Imposto de Renda. Para investimentos de Renda Fixa que possuem a incidência de imposto, geralmente, é utilizada uma tabela regressiva, onde quanto maior o prazo da aplicação, menor o desconto, limitado ao mínimo de 15% após 2 anos.

Ou seja, se você não pretende utilizar parte de seus recursos antes de 2 anos, para esta parcela, poderá usufruir de uma alíquota de imposto bem mais baixa.

Se tiver dúvidas sobre o imposto de renda nos investimentos de renda fixa este texto poderá te ajudar.

 

3- Em todas as modalidades de investimentos posso perder o dinheiro investido.

Bom, se você está preocupado com possíveis perdas sem levar em consideração a possibilidade de ter lucros maiores no longo prazo, provavelmente, você tem um perfil de investidor mais conservador.

Esta é uma dúvida muito comum, mas não condiz com a realidade. Não existem investimentos 100% seguros, mas alguns possuem baixíssimo risco, onde no final da aplicação, você recebe todo o valor investido acrescido dos juros do período.

O importante é analisar se o prazo dos investimentos coincide com o prazo em que você pretende manter os valores aplicados, pois, em alguns casos, se você resgata antes deste prazo, precisa vender os títulos a valor de mercado e isso pode representar perdas.

4- Preciso manter o valor aplicado por muito tempo.

Cada investimento tem uma finalidade. Às vezes investimos para comprar um carro daqui a 6 meses ou para a nossa aposentadoria, daqui a 20 anos.

Mas sabemos que podemos precisar de recursos também a qualquer momento. Existem investimentos com liquidez (possibilidade de resgate) diária e outros com prazos maiores, 6 meses, 2 anos, 5 anos, por exemplo.

Em nossas análises, sempre recomendamos investimentos nos mais variados prazos de resgate, pois sabemos que cada investidor tem necessidades diferentes.

 

5- Para investir preciso saber muito sobre o mercado financeiro.

Conhecimento nunca é demais, ainda mais quando o assunto é o seu dinheiro. Você não precisa ser um especialista no assunto.

Para isso, você pode contar com uma análise profissional e ter informações suficientes para sua tomada de decisão. É isso o que fazemos aqui na Eleven Financial, analisamos profundamente as opções de investimentos para que você investidor, consiga sempre tomar as melhores decisões.

Entre em contato com a Eleven. Podemos te ajudar a ter o produto ideal para os seus investimentos.

Entre em contato com a Eleven

Entre em contato com a Eleven