Ações para o longo prazo: saiba como escolher

Como escolher ações para o longo prazo

Investir em ações de longo prazo é um exercício de paciência para o investidor, que enfrenta, além do processo de aprofundar-se nos resultados de uma empresa, as oscilações do mercado, as pressões externas e a indefinição política. Em meio a tudo isso, é preciso conhecer como uma companhia gera valor e, assim, definir se terá perenidade.

Escolher ações para o longo prazo é o famoso buy and hold, expressão cunhada por Benjamin Graham, mentor de um dos investidores mais famosos do mundo, Warren Buffett. Ela significa comprar um papel e segurá-lo até ele atingir todo o potencial de valorização que você espera.

Selecionamos 4 maneiras, segundo Graham, para você escolher ações para o longo prazo:

  1. Antecipação: você participa dos movimentos do mercado e não compra ou vende depois que já aconteceram as valorizações ou desvalorizações;
  2. Conhecimento dos momentos de compra e venda: você entra no mercado quando as ações estão baratas e vende quando estão caras;
  3. Seletividade de longo prazo: você escolhe companhias que prosperarão, por anos, mais que a média das outras empresas;
  4. Análise: você seleciona ações que estão sendo vendidas consideravelmente abaixo do valor considerado justo.

Ou seja, escolher ações para o longo prazo requer uma aplicação racional, disciplinada e sistemática.

No entanto, nosso estrategista-chefe, Adeodato Netto, explica no vídeo abaixo que você não pode escolher ações para o longo prazo e esquecê-las. Saiba o porquê:

 

 

A Eleven ajuda você a investir melhor, porque tem a maior cobertura de companhias listadas na Bolsa de Valores. Nosso time de analistas de investimentos estuda os resultados das empresas para que você tenha análises independentes do mercado, sem vínculo com instituições financeiras.

Para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos, clique aqui e siga-nos no Instagram! Assim, você recebe notícias do mercado, acompanha assuntos que ajudam a escolher ações e ainda confere os bastidores da Eleven.