Ações Natura: Adição ou subtração?

Natura, comprar ou vender?

 Nesta semana, a Natura informou a assinatura do contrato para compra de 100% da The Body Shop, marca de cosméticos da francesa L’Oréal, por 1 bilhão de euros (cerca de R$ 3,7 bilhões). Desde o anúncio da aquisição, em 9/6, as ações da brasileira (NATU3) despencaram 20%.

Com a aquisição, a Natura fortalece sua presença no varejo e amplia sua presença internacional. A The Body Shop (TBS) atua em mais de 60 países, mas possui uma presença ainda tímida na América Latina. A rede britânica de cosméticos, fundada por Anita Roddick, soma mais de 3 mil pontos de venda mundo afora, sendo 133 deles no Brasil. Na ponta compradora, a Natura tem forte presença na América Latina, onde atua no Chile, na Argentina, no Peru, na Colômbia, no México e no Brasil, e também na meca dos cosméticos, a França. Além de reforçar a atuação de Natura em múltiplos canais, como venda direta, e-commerce e varejo (12 lojas próprias), a transação amplia sua oferta de marcas. Antes da aquisição, além da marca Natura, havia a australiana Aesop, presente em 20 países da Ásia, da Europa, da América Latina e da América do Norte, e cuja totalidade foi comprada no ano passado.

Por outro lado, a aquisição aumenta substancialmente sua dívida. A relação entre dívida líquida e a geração de caixa operacional – chamada de Ebitda, que vem a ser a sigla, em inglês, para Earnings Before Interest,Taxes, Depreciation and Amortization – passa de 1,3X para 3,8X.  Isso significa um aumento de despesas financeiras no curto prazo, o que pode reduzir o lucro líquido, que vem a ser a base para o cálculo de dividendos, como é chamada a remuneração ao acionista.

Há ainda um desafio adicional: a TBS necessita de um turnaround, como é chamada a reestruturação de um negócio, já que a marca britânica vem combinando queda de vendas e de margens nos últimos dois anos.

Para saber se essa operação cria um momento de entrada para o investidor, o time da Eleven se debruçou sobre essa operação. Assine o #Eleven Renda Variável e conheça nossa recomendação.