Alguém pode encerrar 2016? Por favor!

índice europeu Euro Stoxx subir 2,13% e o índice americano S&P negociar com alta de mais 1,3% no pregão de hoje.

Ibovespa em forte baixa descolado dos mercados globais.  Em meio a tensão política que se instaurou com a vazamento de trechos da delação da Odebrecht, que envolvem a cúpula do PMDB, o principal índice da bolsa brasileira ignorou a alta do minério de ferro e petróleo. É nossa leitura que o mercado não deveria tratar como surpresa as revelações que foram trazidas à tona, muito menos desconsiderar que ainda faltam 76 executivos da companhia para delatar.

Os destaques de baixa foram as ações da Gerdau (GOAU4 -8,84% e GGBR4 -5,83% )  seguidas pela Kroton (KROT3 -4,91%) e Banco do Brasil -4,77%( BBAS3).

Entre as poucas altas do Ibovespa, as ações da Braskem (BRKM5) subiram 0,99%, seguidas Petrobrás (PETR3 0,88%)  e BRMalls (BRML5 + 0,46%).

Dólar

O Real fechou o dia com forte alta frente ao Dólar, seguindo o movimento das commodities e em linha com as moedas pares. Ao contrário do Ibovespa, o real ignorou a tensão política mostrando que a PEC dos gastos foi não colocada em dúvida. Bom sinal, quando olhamos os mercados mais líquidos, de moedas e juros demonstrando resiliência nos ativos nacionais.

precos