Como o dólar afeta seus investimentos

Como o dólar afeta investimentos

O dólar mais caro prejudica alguns setores da economia, mas favorece outros, como as indústrias exportadoras. Por isso, fique atento às perspectivas macroeconômicas do segundo semestre para saber alocar bem os seus investimentos.

No Brasil, indústrias vinham performando bem na Bolsa no final de 2017 e início de 2018, quando predominou o sentimento de que a economia estava em um caminho de melhora. No entanto, os solavancos relativos à greve dos caminhoneiros e crise de países emergentes impactaram os ativos da B3. Mesmo assim, em termos operacionais, o segundo trimestre deste ano trouxe bons resultados para exportadoras, em partes, devido à maior cotação do dólar.

O dólar em alta beneficia as indústrias exportadoras por dois motivos:

  1. As exportadoras recebem um valor que, quando convertido em real, passa a ser maior do que se a moeda brasileira estivesse mais forte;

  2. Elas também ficam mais competitivas no exterior, pois o preço dos produtos fica mais barato para o comprador estrangeiro.

Se é bom para as exportadoras, é bom para os seus investimentos.

Uma indústria do setor automobilístico beneficiada com o dólar mais caro no segundo trimestre foi a Tupy, que, no ano, sobe 34%. A empresa foi a exportadora que apresentou os melhores resultados no segundo trimestre deste ano e teve uma das maiores valorizações do setor na Bolsa.

Investimento com dólar mais caro

A Tupy foi uma empresa que superou o ritmo de retomada da economia, mas existem algumas que precisam esperar a repercussão desses bons resultados do Brasil para engrenar. É o caso da Romi, fabricante de máquinas agrícolas e industriais.

Na visão da nossa analista Gabriela Moro, especialista nos setores Indústria e Transportes, a Romi e outras companhias ainda têm muito para evoluir.

 

Neste período de indefinição eleitoral, como ganhar dinheiro investindo?

Na Eleven, o Inspirações é o produto responsável por identificar quais são as oportunidades e as armadilhas da Bolsa.

Você recebe relatórios frequentes sobre mais de 100 companhias, incluindo empresas sólidas como Petrobras, Natura, Vale e Itaú, Randon e Marcopolo. O objetivo é sempre fazer você ganhar em todos os cenários.

Clique aqui para conhecer o Inspirações.