Construindo seu Futuro: Como escolher um Fundo Imobiliário?

Saber se um Fundo Imobiliário (FII) é bom envolve um estudo meticuloso. Oportunidade ou ameaça? Para avaliar se o FII deve compor a sua estratégia de ganho de capital ou de renda patrimonial, é preciso dividir a análise em duas etapas: a primeira é qualitativa e a segunda é quantitativa.

Na qualitativa, a análise começa pelas características dos imóveis, como localização, diversificação e potencial de demanda.

Essas características são integradas. Por exemplo, uma boa localização é essencial para que o imóvel apresente potencial de demanda, mesmo em momentos de baixa do ciclo. A análise da região é importante também para verificar-se o potencial de desenvolvimento a partir de novos projetos residenciais ou comerciais.

Depois verifica-se a gestão e as características do próprio Fundo Imobiliário, levando em consideração o histórico, a experiência, a visão de mercado, os administradores e taxas de remuneração. Para isso, aqui na Eleven, conversamos com os gestores do Fundo, analisamos a qualificação da equipe envolvida na administração e estudamos a transparência das informações da empresa.

E a análise quantitativa?

É com a análise quantitativa que identificamos as oportunidades e as ameaças. Nela, investiga-se profundamente os contratos atuais do Fundo Imobiliário, as características dos locatários do imóvel e os riscos de inadimplência entre eles.

Na Eleven, nossa equipe de analistas de investimento utiliza o modelo de dividendos futuros descontados, ou seja, determina a capacidade e sustentabilidade de pagamento de dividendos pelo Fundo Imobiliário. Também considera o potencial de valorização das cotas em determinado cenário.

Nossas análises de Fundos Imobiliários são transparentes e independentes, além de terem nosso posicionamento e nossa recomendação. Assim você mesmo terá a clareza de quais são oportunidades e quais são ameaças.

Confira quais FIIs ganharam destaque nos últimos dias:

KNIP: esse Fundo Imobiliário, do segmento residencial, informou ao mercado na semana passada por meio de fato relevante que, em parceria com a Even Construtora, investiu cerca de R$ 15 milhões para o desenvolvimento de um empreendimento, sob forma da incorporação. O projeto conta com apartamentos de dois a três dormitórios e será construído no bairro Jardim Marajoara, em São Paulo.

HGBS: o Fundo Imobiliário, do segmento de shopping centers, fez uma convocação na quarta-feira para uma Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada na cidade de São Paulo para deliberar a substituição da atual administradora e gestora do fundo, a CSHG, pela Hedge Investimentos. A assembleia também foi convocada para que seja decidida a mudança da denominação social do Fundo para “Hedge Brasil Fundo de investimento Imobiliário”.

BCFF: Fundo Imobiliário, gerido pelo BTG Pactual, comunicou ao mercado na quinta-feira o encerramento do período de preferência e direito de subscrição da 7ª emissão das cotas do fundo. Até a publicação do comunicado, havia sido subscritas 4.901 cotas de um total de aproximadamente 1,8 milhão, denotando uma baixa aderência dos atuais cotistas (menos de 1%).  Inclusive, na semana passada, publicamos um estudo aprofundado a respeito da emissão, analisando todo o histórico do Fundo e de sua performance, além da estratégia e composição de sua carteira de investimentos.

CARE: Fundo de túmulos publicou a ata da Assembleia Geral Extraordinária, realizada na quinta-feira na cidade de São Paulo, que tinha como ordem ratificar o investimento em ações ordinárias do ativo “Cortel Holding S.A.”. Porém nenhum cotista compareceu e não houve quórum para qualquer deliberação.

Esta edição fica por aqui!

Você está gostando da newsletter Construindo seu Futuro? Por favor, envie sua opinião para [email protected].

Uma ótima semana a todos!

Um abraço,

Raul Grego

Imagina investir em um ativo que paga dividendos mensais, é isento de Imposto de Renda e tem um alto potencial de valorização? Esses são apenas alguns dos benefícios alcançados por quem investe em Fundos Imobiliários. Comandado por Raul Grego, o Riqueza em Construção é o produto da Eleven cuja equipe seleciona e recomenda os melhores Fundos Imobiliários do mercado.

Quer saber mais sobre essa janela de oportunidade? Conheça o Riqueza em Construção!