Construindo seu Futuro: IGP-M acumula alta de 6,7% em 12 meses, favorecendo FIIs

O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de janeiro foi o principal destaque dos dados econômicos da semana passada, ficando praticamente estável em relação ao mês anterior (+0,01%), de acordo com os dados da FGV. Com o resultado, o índice acumula 6,7% nos últimos 12 meses. Em janeiro do ano passado, o índice havia subido 0,76%, mas acumulava em 12 meses uma variação negativa de 0,41%.

O IGP-M é uma boa proxy para muitos dos contratos de aluguel e é referência para diversos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), que fazem parte da carteira imobiliária de muitos fundos imobiliários (FIIs). Com a economia do Brasil em lenta melhora em termos de atividade e as taxas de juros permanecendo baixas, acreditamos que esse panorama favoreça o mercado imobiliário nos próximos meses. Por isso, já vemos uma movimentação dos gestores com apetite por crescimento de seus FIIs em novas emissões.

Na quarta-feira, haverá a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), em que o Banco Central deve decidir que a taxa básica de juros permanecerá inalterada, de acordo com a expectativa da nossa equipe macroeconômica. Caso isso seja concretizado, o mercado deverá manter um otimismo quanto ao mercado de fundos imobiliários, dadas as novas emissões e características do produto.

O mercado de fundos imobiliários tende a crescer tanto em termos de liquidez (volume negociado diário) quanto em termos de quantidade e tamanho dos FIIs. Nos últimos dados divulgados pela B3, há mais de 205 mil CPFs investindo em Fundos Imobiliários, sendo que comparativamente ao mercado de ações há pouco mais de 750 mil.

Agora confira os destaques entre os fundos imobiliários de 24 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019:

FVPQ: fundo do segmento de shopping centers publicou no dia 24 o resumo das deliberações tomadas em Assembleia Geral Extraordinária realizada no mesmo dia, na cidade do Rio de Janeiro. A reunião teve como objetivo a discussão a respeito dos seguintes pontos: a constituição de um Comitê de Cotistas do fundo e aprovação de seu regimento interno, a eleição dos membros do comitê nos termos do seu Regimento Interno e, por fim, a aprovação do planejamento orçamentário do fundo para o exercício de 2019 – que pode ser encontrado no documento original de convocação no site da administradora. Por quórum, todas as matérias constantes na ordem do dia foram aprovadas. Em relação à eleição dos membros para o Comitê de Cotistas, foram apontados quatro membros que tomaram posse na mesma data, com mandato de um ano.

MXRF: fundo de recebíveis publicou na semana passada a ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada no mesmo dia, na cidade de São Paulo. O objetivo da reunião consistiu na deliberação a respeito dos seguintes pontos: aprovação da 3ª emissão de cotas do fundo, de acordo com a Instrução 400 (oferta pública) da Comissão de Valores Mobiliários, e a aprovação da aquisição de cotas de fundos de investimento, CRIs e LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) emitidos pelo administrador (BTG Pactual), pelo gestor (XP Asset) ou por pessoas a eles ligadas. Por quórum, todas as matérias constantes na ordem do dia foram aprovadas.

OUJP:  fundo de recebíveis comunicou ao mercado na quinta-feira, via fato relevante, que a metodologia de distribuição de rendimentos foi revista e já entrou em vigor. Além disso, também é informado que o fundo estará realizando a distribuição do estoque de rendimentos apurados pelo fundo de acordo com o novo método justamente com a parcela de proventos a ser paga no próximo mês de fevereiro.

Esta edição fica por aqui!

Você está gostando da newsletter Construindo seu Futuro? Por favor, envie sua opinião para [email protected].

Uma ótima semana a todos!

Um abraço,

Raul Grego

Imagina investir em um ativo que paga dividendos mensais, é isento de Imposto de Renda e tem um alto potencial de valorização? Esses são apenas alguns dos benefícios alcançados por quem investe em Fundos Imobiliários.

O time de analistas da Eleven seleciona e recomenda os melhores do mercado no produto Fundos Imobiliários, sob o comando de Raul Grego.

Quer saber mais sobre essa janela de oportunidade? Conheça o Fundos Imobiliários!