Eleições e os seus investimentos

Eleições e os seus investimentos

Investir em época de Eleições é mais complicado que o normal. Este é um período em que o mercado brasileiro passa a ser mais volátil do que já é, o que pôde ser observado com a altas do dólar e quedas da bolsa. Por isso é fundamental deter ativos mais defensivos e saber gerenciar o seu caixa, deixando uma parcela de dinheiro disponível para eventuais oportunidades trazidas por essas oscilações.

Para obtermos um mercado com mais estabilidade, precisaremos eleger um presidente comprometido com as reformas, principalmente as de natureza fiscal, como a da Previdência e a Tributária. Só assim conseguiremos controlar a trajetória explosiva da dívida e fazer a confiança voltar.

Sem confiança, não há investimentos e, consequentemente, o desemprego aumenta. A desvalorização do Real que observamos nos últimos meses, que se tornou mais abrupta nesta semana, é somente um sintoma da apreensão dos investidores com o resultado das Eleições. Se o câmbio continuar com uma depreciação para cima dos R$ 4, a inflação pode ser acelerada e as curvas de juros pressionadas, deteriorando qualquer equilíbrio macroeconômico que buscamos nos últimos anos.

Crise e eleições

O Brasil acabou de superar um quadro de crise causado pelas políticas macroeconômicas que se iniciaram entre 2008 e 2009, quando as contas públicas passaram a ser negligenciadas.

O governo atual tentou reduzir parte desses gastos públicos, mas a rigidez do orçamento só permite controle de aproximadamente 10% das despesas. Outros 50% dos custos são de Previdência, 20% de funcionalismo público, sem contar os inúmeros subsídios a grupos de interesse. Em resumo, a impossibilidade de cortarmos gastos excessivos tornou o país refém de sucessivos rombos fiscais nos últimos 5 anos.

No vídeo abaixo, o nosso analista Thomaz Sarquis explica porque as Eleições darão um tom preciso do que os brasileiros querem para a nação.

 

 

 

Quer receber mais conteúdos gratuitos? Conheça nossos relatórios e e-books! Caso você se inscreva, eles serão enviados para o seu e-mail sempre que houver novidades.