Fundos de multimercado: descubra o que são e como funcionam

Onde é e como investir em fundos multimercado. Descubra aqui na Eleven.

Em meio a várias perturbações econômicas ao redor do mundo, investidores de todos os perfis buscam formas de manter alguma rentabilidade e evitar certos riscos. Uma solução para muitos foi buscar fundos de multimercado. De fato, eles têm apresentado boa valorização nos últimos anos, mesmo durante a turbulência dos grandes mercados ao redor do mundo.

Talvez você não conheça esta forma de aplicação ainda, ou só esteja em dúvida se ela vale mesmo a pena. Por isso, viemos aqui explicar no que estes fundos consistem, como eles funcionam e quais são os pontos a serem avaliados. Assim, você poderá decidir se eles se encaixam no seu perfil de investidor. Acompanhe agora:

Como funcionam os fundos multimercado?

De forma simples, estes são fundos que adotam tipos de investimentos mais variados em sua composição, incluindo ativos de renda variável, aplicações em renda fixa, moedas e etc. Estes fundos são divididos em diferentes categorias, de acordo com o tempo de retorno. Fundos de longo prazo mantém sua carteira de investimentos em aberto por um período superior a 365 dias (1 ano corrido), enquanto os de curto prazo focam em um período inferior.

Cada investimento pode também seguir uma estratégia específica, ou combiná-las de acordo com a necessidade. Por exemplo, juros e moedas, onde os fundos que evitam investimento em ações, operam através do câmbio de moedas e dos juros. Já o Long & Short são especialistas em gerar retorno, tanto em momentos de alta, quanto de baixa de ativos da bolsa. – Sendo assim, é feita a venda de ativos considerados caros e a compra de ativos considerados baratos já prevendo uma reversão do quadro.

Quais são as vantagens?

1. Carteira mais diversificada

Os fundos de multimercado costumam conter uma grande variedade de ativos em sua composição. Além de ser sua principal característica, é o que confere a estes sua maior vantagem. Sua composição permite equilibrar com maior eficiência rentabilidade e segurança.

Dessa forma, você terá maior rendimento do que em renda fixa, mas ainda menor risco do que na renda variável. Um acordo bem vantajoso para não perder seu maior rendimento em momentos de crise.

2. Possibilidade de ganhos elevados

Como estes fundos adotam opções de investimento de várias naturezas, eles podem combinar o potencial de rentabilidade de vários ativos e aumentar suas chances de obter lucros bem acima do mercado. –

3. Adaptação ao cenário econômico

Da mesma forma que os fundos de multimercado podem ser compostos por diferentes ativos, estes componentes também podem ser alterados de acordo com as condições do mercado naquele momento. Esta particularidade é especialmente útil em momentos de queda ou de insegurança no mercado.

Por exemplo: se um país está passando por um momento de baixa em suas ações da bolsa, pode ser interessante migrar alguns investimentos para renda fixa, buscando ações em bolsas de outras nacionalidades. Dessa forma, você manterá uma taxa de rentabilidade mais estável para os seus investimentos, mesmo durante uma crise financeira.

Quais são as desvantagens?

1. O come-cotas

Este é apenas um nome mais simpático para uma forma de cobrança de Imposto de Renda sobre os fundos de multimercado. Primeiro, é determinada qual alíquota incide sobre o rendimento com base no tempo de aplicação (longo ou curto prazo). A partir daí, é feita a cobrança do imposto a cada 6 meses, no último dia útil de maio e de novembro.

O nome “come-cotas” vem de um efeito colateral dessa cobrança. Como a cobrança não ocorre após o resgate do investimento, mas sim durante sua aplicação, -, o valor da sua cota, acaba sendo reduzido para pagar o IR. Como consequência, parte do rendimento se perde, pois o dinheiro não estará mais sendo aplicado.

2. Sem a garantia do FGC

De forma geral, os fundos de multimercado são adequados para investidores levemente arrojados. Apesar da melhor proporção entre risco e retorno, ainda é necessário considerar a ausência do Fundo Garantidor de Crédito, uma forma que os investidores têm de aplicar capital sem correr o risco de perder dinheiro.

Se você não está disposto a correr esse tipo de risco, o ideal é buscar uma composição de investimento de menor risco, mais voltada para renda fixa. Mas se você já possui bastante capital e pode arcar com alguns pequenos erros, estes fundos podem ser uma boa transição para o mercado de renda variável.

3. Possível alta na taxa de administração

Sendo, por definição, um investimento diversificado, os administradores da corretora terão mais liberdade para escolher melhores opções. Porém, os fundos de multimercado também exigem um profissional que domine vários tipos de estratégias de aplicação financeira. Em outras palavras, é mais caro e trabalhoso para o profissional administrar esse tipo de fundo.

Dependendo da rentabilidade atingida, este não é um grande problema. Porém, caso o seu investimento não atinja o resultado esperado, a taxa de administração pode – – pesar mais do que você gostaria. Mais uma vez, é um investimento levemente arrojado, sendo importante conhecer esses riscos antes de começar.

4. Pode ser composto por ativos de alto risco

A fonte do equilíbrio deste tipo de fundo é justamente a combinação de aplicações em renda fixa e variável, buscando aquelas que possuem maior rendimento naquele momento. Porém, isso também significa que alguns dos ativos escolhidos podem estar em um momento de alto risco para o investidor. Dependendo do seu desempenho e da sua relevância para sua carteira, você pode sofrer uma perda considerável de rentabilidade.

Por um lado, esta é uma das qualidades do multimercado. Em vez de sofrer um prejuízo completo por parte de uma ação que teve mau desempenho, você pode usar sua posição em outras aplicações para compensar a perda.

Agora que você entende o que são os fundos de multimercado, é hora de avaliar se você está pronto para estes investimentos. Quer continuar acompanhando nossas dicas e conteúdos? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar sempre por dentro de nossas novidades.