Ibovespa cai 0,80% em dia de baixa liquidez

destaque de queda no pregão de hoje foram as ações da Embraer (EMBR3 -4,4%) seguido pelos papéis da Vale(VALE5), que caíram -3,9% e Cyrela(CYRE3 -3,55%)

Ibovespa fecha em baixa, na contramão dos mercados globais. O dia foi marcado pela redução de risco no cenário doméstico e baixa liquidez. As ações da Petrobras caíram com a notícia da suspensão da venda da BR Distribuidora pela justiça. A pior performance das 58 ações do índice foi JBSS3, registrando queda de 3,83% mesmo com a notícia de abertura do mercado japonês. Do lado positivo, Braskem segue sua sequência de fortes altas com mercado projetando uma nova realidade de companhia sem Odebrecht e potencialmente, Petrobras.

Dólar

A moeda americana em forte baixa, acompanhando a queda dos juros futuros. O noticiário no final de semana mostrou que o governo está preocupado com a postura excessivamente cautelosa do banco central no ciclo de afrouxamento monetário, inclusive conforme antecipado pela equipe Eleven Financial nos últimos relatórios de conjuntura. A sinalização dada pelo Presidente Michel Temer fez aumentar a possibilidade de queda de juros em um ritmo mais acelerado nas próximas reuniões. Além disso o Banco Central rolou 15.000 contratos de swap cambial que vencem em janeiro.

precos