LCA, o que são as Letras de Crédito do Agronegócio?

LCA é um título muito importante de ser conhecido pelos investidores.

Letras de Crédito do Agronegócio

Dando prosseguimento à série da Eleven de opções de investimentos alternativos à poupança e aos fundos referenciados DI, a seguir, apresentamos relatório que trata das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

O que são LCAs?

As LCAs são um tipo de instrumento de renda fixa emitido por bancos com lastro em dívidas vinculadas à atividade do agronegócio. Ao adquirir uma LCA, o investidor estará contribuindo para o setor agropecuário brasileiro, atividade econômica que mais cresce atualmente no país. Podem ser remuneradas com taxas pré ou pós-fixados e o indexador mais comum é o CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro).

LCA é isenta de imposto de renda para pessoas físicas?

A primeira grande vantagem das LCAs é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas. A isenção tributária por si só já destaca a rentabilidade líquida deste tipo de investimento dentre outras opções no mercado.

LCA é protegido pelo Fundo Garantidor?

A segunda grande vantagem das LCAs é a garantia promovida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).  Trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos formada por bancos associados que tem, dentre outros objetivos, o de proteger depositantes e investidores contra dificuldades financeiras dos bancos. O FGC garante até o limite de R$ 250.000,00 por depositante caso o banco não possa arcar com os seus compromissos.

Porém, é importante verificar se o banco emissor é associado ao FGC pois, apesar de a maioria ser associada, a filiação não é obrigatória. Esta verificação pode ser feita no site do próprio FGC (http://www.fgc.org.br).

Procura uma orientação para os seus investimentos? Conheça o nosso produto Renda Fixa.