O que são Fundos de Investimento em Ações

O que são Fundos de Investimento em Ações

Fundos de Investimento em Ações são uma classe de fundos de investimentos que possuem como principal fator de risco a variação de preços em ações. Devem investir no mínimo 67% de seu portfólio em ações, certificados de depósito de ações, bônus ou recibos de subscrição, cotas em outros fundos de ações, cotas de fundos de índices de ações, BDR nível I e II, entre outros.

É responsabilidade do gestor alocar o patrimônio líquido do fundo (total de recursos investido pelos cotistas) de forma a cumprir tais limites regulatórios e potencializar a performance. Para isso, ele analisa as empresas das quais comprará as ações e escolhe os papéis cujo potencial de rendimento acredite ser o melhor possível.

Cada gestor segue uma metodologia para análise, estratégia para seleção dos ativos e composição do portfólio. Atualmente a grande variedade de Assets e fundos na indústria brasileira atende aos mais diversos perfis de investidores – as estratégias variam em nível de risco, tipo de empresas e setores investidos, gestão ativa ou passiva, entre outros. Por isso, é tão importante para o cotista entender e estar alinhado com o trabalho do gestor e a estratégia que se propõe a seguir.

Uma das vantagens dos FIA’s é a possibilidade de terceirização das decisões de investimento para uma equipe de especialistas. Se você gostaria de investir em renda variável, mas ainda não possui conhecimento suficiente e tempo para investir diretamente na Bolsa de Valores, os Fundos de Investimento em Ações podem ser uma solução muito eficiente.

Na Eleven, nossa equipe de análise de Fundos de Investimento realiza um screening completo da indústria e seleciona, de forma criteriosa, as melhores opções de FIA’s para você. Além de recomendar os fundos mais interessantes, analisamos e explicamos as estratégias de cada um mensalmente. Através de contato constante com as equipes de gestão, transmitimos mensalmente nossa opinião, para que o investidor se sinta confortável em realizar os melhores investimentos de acordo com seus objetivos.

Tributação dos Fundos de Ações

Sobre os Fundos de Ações, incide a alíquota única de 15% de Imposto de Renda, independentemente do tempo de permanência do cotista no fundo. Uma vantagem é que essa categoria de fundos não está sujeita à incidência do come-cotas.

Assim, como nas demais classes de fundos, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) poderá incidir nos casos em que as aplicações nos fundos sejam inferiores a 30 dias. Se o resgate for solicitado antes do trigésimo dia, a alíquota do imposto varia entre 96% e 3% dos rendimentos obtidos no período.

Para saber quais as melhores opções de investimentos através de fundos, conte com a Eleven. Fazemos a maior cobertura de fundos de investimento do mercado e entregamos uma lista com recomendações enxuta, descomplicada e focada em gestores que inclui:

  • Fundos de Investimento em Ações (FIAs)
  • Fundos de Investimento Multimercados (FIMs)
    – Livre/Macro
    – Long&Short
    – Investimento no Exterior
  • Fundos de Investimento em Renda Fixa (FI RF)
  • Fundos de Previdência

Cobrimos diferentes perfis de Fundos que são complementares na estratégia e permitem a construção de um portfólio com produtos com baixo índice de correlação entre si.

Clique aqui para conhecer o produto Fundos de Investimentos!