Palavra do Rafi – O que nós temos a ver com você?

o produto mais inovador do mercado financeiro de 2017, já como promessa para 2018 - o ELEVEN FUSION ANALISYS

O que nós temos a ver com você?

Você certamente já deve ter ouvido de algum analista que para analisar e tentar entender o futuro caminho das ações da Petrobrás, você precisa verificar como anda o barril do petróleo certo?

Este fenômeno acontece porque todos os mercados estão interligados. Chamamos isso de intermarket analysis. Isso é um desvio da maneira como costumeiramente olhávamos no passado. Analisar o mercado de ações, especialmente de mercados emergentes, demanda uma atenção especial ao que acontece às margens de cada setor. A variação do dólar certamente trará consequências para países emergentes.

“Intermarket Analysis é o estudo de como os diferentes tipos de mercados se relacionam entre si” John Murphy.

Mais recentemente, o FED (Banco Central Americano), começou seu programa de enxugamento de dinheiro circulante, reduzindo seu balanço ao mesmo tempo em que eleva a taxa de juros. Este movimento acelera a saída de recursos do Brasil, por exemplo, de volta para os EUA, pressionando o mercado acionário e o fortalecendo o Dólar contra o Real.

Vamos entender como tudo isso acontece?

A compreensão de como diferentes classes de ativos interagem entre si é importante por pelo menos dois motivos:

1 – Porque ajuda no entendimento de como o mercado financeiro em geral vai influenciar em qualquer outro, especialmente aquele ativo específico em que você está interessado. Vamos supor que você está interessado no mercado de ações. É crucial que você esteja completamente ligado no que vai acontecer no mercado de títulos (bonds). Também já é sabido que o preço dos títulos são inversamente proporcionais aos preços das ações. Quando as ações sobem, os títulos caem. Isso tem a ver com a relação de renda fixa com renda variável. Quanto maior o apetite para o mercado de ações, menor é o fluxo para renda fixa e vice-versa. Em muitos casos, uma virada repentina no mercado de títulos acabam precedendo uma virada também no mercado de ações.

Aliás já tive oportunidade de escrever sobre essa relação citada acima através do impacto no mercado de juros nas ações.

2 – O segundo motivo tem a ver com maneira como vamos alocar nosso dinheiro. O processo da escolha do que comprar ou o que vamos escolher como investimento em geral está diretamente relacionado com o posicionamento dos diferentes mercados. Vamos supor que estamos diante de um crescimento da economia global muito forte, que tracione principalmente as commodities.

Certamente, um gestor irá posicionar seu dinheiro em ações que estejam correlacionadas com commodities. Porém, o intermarket analysis também nos diz que o preço das commodities e moedas de países emergentes andam na mesma direção e em sentido oposto ao dólar americano. Tendo a consciência, portanto, que as commodities estão fortes, certamente não escolheria ações de empresas que têm receitas em dólar para investir.

As relações são diversas para cada situação específica de atividade econômica. Há casos que o dólar forte pode favorecer determinados ativos específicos, mas dependendo de como anda o ciclo de negócios, isto é, do estágio atual da economia, esse efeito pode ser diferente. Esta é a magia da relação entre mercados, à qual devemos estar o tempo todo ligados.

É uma técnica que visa entender sob a ótica do efeito prático, para onde deverá ser a direção do ativo ou do setor X se a variável macroeconômica Y for alterada. Este mecanismo ajuda em cerca de 70% no processo de escolhas das ações para investir, independentemente do tempo da aplicação.

Esta é uma das ferramentas que eu e meu sócio, estrategista chefe da Eleven, Adeodato Netto, escolhemos as ações que vamos indicar para o Fusion Analysis. Isso ajuda demais na confiança não só no entendimento do mercado, mas também no que o motiva para correr para cima ou para baixo.

Utilizar a análise gráfica, indo muito além dos suportes e resistências. Isso faz do produto Fusion dos mais procurados no site da Eleven Financial. Um abraço! RAFI

Sabe o que nós temos a ver com você? Tudo.

Fusion Analysis. Um produto exclusivo da Eleven. Saiba mais.

Um abraço!
RAFI