Perfil de investidor: Aprenda aqui a identificar o seu

Perfil de investidor. Descubra o seu.

Pensando em investir, mas não sabe por onde começar? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que começam a avaliar as diversas oportunidades e possibilidades de investimento existentes no mercado. No entanto, para que suas decisões sejam acertadas, inicialmente é importante definir o seu perfil de investidor.

Cada indivíduo tem um modo de pensar e agir diferente e, por isso, deve buscar o investimento que melhor se adéqua ao seu perfil. Foi pensando em ajudar você a conhecer e identificar o seu perfil que preparamos o post de hoje.

Portanto, fique atento às informações seguintes e descubra qual o seu perfil de investidor e quais os investimentos são mais indicados para você!

A importância de conhecer o seu perfil de investidor

Conforme dissemos, cada pessoa é diferente uma da outra e essas particularidades devem ser cuidadosamente observadas na hora de investir.

Definir o seu perfil é uma necessidade real que assegura que o investimento escolhido esteja de acordo com suas expectativas e possibilidades, dando-lhe mais segurança e tranquilidade para colocar o seu dinheiro em uma aplicação que lhe seja realmente interessante.

Por essa razão, em atendimento à resolução 539 da CVM, todas as instituições financeiras ou que trabalham com investimentos precisam adotar métodos e aplicar um questionário, conhecido como Análise de Perfil do Investidor (API), para identificar o perfil do investidor e a opção que melhor se aplica a ele.

Assim, diversas questões são observadas, como a capacidade, a tolerância e a necessidade de suportar riscos, a estrutura familiar, a escolaridade, o conhecimento de mercado e o padrão de vida do investidor. Ou seja, uma análise completa sobre suas condições e possibilidades deve ser feita antes de se tornar um investidor.

Portanto, confira agora quais os perfis de investidor existentes e descubra qual deles melhor se adequa ao seu estilo de ser. Acompanhe!

Perfis de investidor

1. Investidor conservador

O primeiro perfil de investidor a ser abordado hoje é o conservador e, como o próprio nome já diz, esse investidor é mais comedido e cauteloso ao escolher um investimento.

Em resumo, o investidor conservador é aquele que prioriza a segurança e tende a valorizar a preservação do seu patrimônio como uma das maiores premissas para investir. Ou seja, esse perfil é o que menos tolera perdas e falta de liquidez.

Esse grupo prefere apostar em opções mais seguras, mesmo que a rentabilidade seja abaixo da média para o mercado e, por isso, é composto principalmente por investidores iniciantes e que possuem objetivos de curto e médio prazo.

Sendo assim, se você se identificou com tais características, é preciso avaliar e estudar melhor as possibilidades existentes no mercado, para não correr riscos que você não se sentirá confortável em assumir. A nossa recomendação de alocação para o perfil é:

  • Renda Fixa – 80%
  • Renda Variável – 20%

2. Investidor Moderado

O segundo perfil de investidor, apesar de também buscar segurança e previsibilidade ao investir, consegue assumir riscos maiores em busca de uma rentabilidade maior.

Assim, o investidor moderado é mais tolerante ao risco e aceita menos liquidez com perdas toleradas, desde que seu patrimônio seja preservado. Por isso, ele busca diversificar seus investimentos de maneira equilibrada em diversas classes.

De modo geral, podemos identificar que esse indivíduo tem um conhecimento de mercado maior que o investidor conservador e possui um bom patrimônio, o que lhe permite diversificar investimentos e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

Assim sendo, de acordo com o perfil apresentado, existem algumas opções que são mais interessantes para tais indivíduos. A nossa recomendação de alocação para o perfil é:

  • Renda Fixa – 65%
  • Fundos Imobiliários – 5%
  • Renda Variável – 30%

3. Investidor Arrojado

O último perfil de investidor é também o mais ousado e disposto a sofrer riscos em busca de uma alta rentabilidade. Se você tem um bom conhecimento de mercado e pensa que as oscilações de mercado são compensadas no médio e longo prazo com a estabilização da economia, certamente se encaixa nesse perfil.

A grande característica de tais investidores é a priorização da rentabilidade do investimento escolhido. Essas pessoas, por compreenderem melhor a dinâmica de mercado, se arriscam mais e buscam multiplicar o seu patrimônio no longo prazo.

Em decorrência disso, é possível afirmar que eles possuem uma carteira maior em renda variável do que os demais investidores do mercado. Assim, costumam investir uma parte do capital em renda fixa — para proteger parte do patrimônio — e, quanto ao restante, tendem a arriscar para ampliar suas chances de rentabilidade.

Diante de tais características, a alocação que melhor atendem às expectativas do investidor arrojado é:

  • Renda Fixa – 40%
  • Fundos Imobiliários – 10%
  • Renda Variável – 50%

Correr riscos não é colocar tudo em risco!

Apesar do perfil mais ousado do investidor arrojado, é preciso esclarecer que tais indivíduos não atuam no mercado de maneira irresponsável. Afinal, eles também valorizam bastante o capital conquistado ao longo da vida.

Desse modo, o que estamos querendo dizer é que esse investidor também se preocupa com a segurança de seus investimentos e, por isso, procura proteger parte de seu patrimônio com aplicações mais conservadoras.

Com esse tipo de estratégia, esse investidor se sente mais seguro para apostar em opções mais arriscadas, sendo otimista de que os ganhos compensarão os riscos assumidos, ainda que no longo prazo.

Chegamos ao fim do post de hoje e, como você percebeu, identificar o seu perfil de investidor é essencial para se obter sucesso ao procurar uma aplicação interessante.

Afinal, para cada um dos três perfis apresentados, existe uma opção adequada e que atende as expectativas daqueles que buscam aumentar seu patrimônio, seja de maneira mais segura ou ousada. Portanto, agora que você já conhece as principais características de cada perfil, observe em qual deles você se encaixa melhor e comece a investir de maneira inteligente e eficiente.

Antes disso, gostaríamos de lhe fazer um convite: que tal assinar a nossa newsletter e receber diretamente na sua caixa de entrada todas as novidades do nosso blog? Não perca tempo e cadastre-se agora mesmo!