Por que ter um analista de investimentos?

Ter um analista é fundamental para investir com mais assertividade

Pensando em começar a investir, mas se sente inseguro e não sabe por onde começar? Essa é uma situação relativamente comum. Afinal, com tantas opções e detalhes a se observar, a falta de experiência no assunto pode gerar dificuldades. Entretanto, a ajuda de um analista de investimentos pode ajudá-lo a superar esse desafio.

Se tornar um investidor é uma decisão importante. Seja qual for a sua motivação para entrar no mundo dos investimentos, é essencial que você faça isso de maneira segura e dispondo de todas as informações necessárias.

Desse modo, para o post de hoje resolvemos falar um pouco do papel de um analista de investimentos para o sucesso do investidor e mostrá-lo os principais motivos para contar com a ajuda desse profissional.

Quer se informar mais sobre o assunto? Acompanhe a seguir!

O que faz um analista de investimentos?

Como investidor iniciante você pode ainda nem compreender muito bem o que faz um analista de investimentos. Por essa razão, vamos iniciar esse material falando um pouco da atuação desse profissional quando o assunto é encontrar o investimento ideal para você.

Em resumo, o especialista em investimentos é o responsável por identificar o perfil de seus clientes e, a partir disso, encontrar o tipo de investimento mais adequado. Cada pessoa tem expectativas e necessidades distintas e conhecer o quanto alguém está disposto a correr de riscos é preponderante para investir corretamente.

Esse profissional, por ter domínio do mercado e das opções disponíveis para se investir, tendo por base a análise de perfil realizada, lhe indicará os melhores ativos para você, fornecendo-lhe todas as orientações necessárias.

Qual a importância desse profissional para o sucesso de investidores?

Como dissemos, existem diversos perfis de investidores, alguns mais arrojados, outros mais cautelosos. No entanto, para cada tipo de pessoa há um investimento adequado. Tudo vai depender do seu objetivo, prazo e disponibilidades.

Do mesmo modo, quando você busca rentabilidade a longo prazo ou precisa ter retorno do seu investimento de maneira mais rápida, certamente haverá um tipo de aplicação que se encaixa às suas expectativas.

Mas, quando se é novo no mundo dos investimentos, tomar essa decisão pode não ser tão simples como parece. Daí é que se percebe o quanto um analista de investimentos pode ajudá-lo a se tornar um investidor de sucesso. Observe como ele pode facilitar a sua vida:

1. Ajuda a analisar relatórios e dados de investimentos

Para quem não domina os conceitos e análises dos números que permeiam os investimentos, analisar relatórios e compreender o que eles nos dizem pode ser um grande desafio. Por outro lado, quando se tem a ajuda de um profissional experiente e capacitado, você se sente muito mais seguro e é capaz de tomar decisões mais inteligentes e planejadas.

Assim sendo, não restam dúvidas do quanto um analista de investimentos pode ajudá-lo com essa tarefa tão importante. Afinal, interpretar relatórios é uma das premissas para se obter bons resultados com seus investimentos.

2. Auxilia que você alinhe seus interesses ao investimento ideal

Muitas vezes um investidor sabe quais são os seus objetivos ao investir, mas não consegue alinhar isso ao investimento correto. Como já dissemos, esse profissional será o seu grande aliado no momento de escolher aquele que se adequa melhor ao que você procura.

Fazer essa escolha sozinho é um grande risco, já que as chances de ignorar algum ponto importante ou mesmo não visualizar um dado relevante pode fazer com que seus interesses sejam prejudicados.

3. Confere mais rentabilidade com um baixo custo

Outro ponto que destaca a grande importância da ajuda de um especialista é que suas orientações e dicas, com certeza, farão com que você experimente uma melhor rentabilidade. Porque ele não tem interesse não recebe remunerações das ações ou títulos que recomenda.

Aliás, quando se compara a melhoria nos rendimentos com os custos com a contratação desse profissional, facilmente se percebe que essa é uma decisão muito vantajosa. Afinal, você pode estar tendo um rendimento abaixo do esperado por não saber como e onde investir.

Ademais, o auxílio de uma casa de investimentos é capaz de reduzir o custo de suas operações, entregando-lhe resultados surpreendentes.

4. Proporciona a seus clientes um serviço mais personalizado

Se você for à uma instituição bancária e procurar por orientação de seu gerente, certamente ele lhe apresentará opções limitadas de investimento ou que o ajudará a atingir suas próprias metas de vendas. Além disso, essas opções poderiam não ser tão adequadas ao seu perfil — como vimos, essa é uma questão essencial para se obter sucesso ao investir.

Ao contrário disso, quando se pode contar com um atendimento personalizado, você recebe opções que são realmente adequadas e se sente mais seguro, pois tem um contato mais direto e profissional com alguém que tem experiência e competência para selecionar as melhores opções. Aqui na Eleven o atendimento personalizado é realizado aos assinantes do Eleven Full.

Assim, você pode ter uma conversa mais tranquila e produtiva com o analista, tirando todas as suas dúvidas e não sofrendo com a impessoalidade e rapidez que um atendimento bancário costuma ter.

5. Confere mais liberdade e independência em relação às instituições bancárias

Um dos problemas de se procurar investir por meio de uma instituição bancária é que o seu gerente normalmente lhe oferece somente os produtos do seu banco. Em outras palavras, você não tem acesso a todas as opções e pode não investir em algo que seja realmente interessante ao seu perfil.

Mas, quando você recebe apoio de uma casa de análises independente isso não ocorre. Como ele não está vinculado a qualquer banco ou instituição e tem como único compromisso lhe ofertar o produto mais adequado a você, as chances de sucesso se ampliam.

Ressalta-se que esse movimento, chamado de “desbancarização” é uma forte tendência em todo o mundo, já que você pode aproveitar grandes oportunidades sem se tornar refém das instituições bancárias.

Percebeu como um analista de investimentos pode se tornar o seu melhor aliado ao buscar opções para investir? Contar com uma ajuda profissional qualificada e com experiência no assunto é essencial para compreender melhor os tipos de investimentos e encontrar aquele que melhor se adequa ao seu perfil. Portanto, se o seu objetivo é conquistar mais rentabilidade com seus investimentos, procure a ajuda de uma casa de investimentos agora mesmo!

Gostou de post de hoje? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais e ajude-os a se tornarem investidores de sucesso!