Renda Variável Eleven: Mercado

Ibovespa encerra com leve alta. Minério e celulose em destaque no Ibovespa. Confira na postagem de hoje no blog da Eleven.

O Ibovespa fechou em alta de 1,85%, retomando o patamar dos 61 mil pontos. Nesta segunda-feira foi observado um movimento de correção, influenciado pelo ambiente mais tranquilo no exterior e as preocupações com as políticas do próximo governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump.

No mercado local, o cenário político voltou as atenções, após a acusação do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de ter sido pressionado pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para liberação de empreendimento na Bahia. O presidente Michel Temer anunciou, durante esta tarde, a permanência do ministro no cargo.

O destaque de alta do índice ficou com BBAS3 (+7,84%), após o anúncio do plano de reestruturação, que inclui fechamento de agências e plano de aposentadoria antecipado. A reestruturação tem como objetivo melhorar a lucratividade e estrutura de capital, por meio da redução de estrutura física, corporativa e de pessoal.

A alta nos preços do petróleo no mercado internacional impulsionou os ganhos da Petrobras. As ações preferenciais encerraram o dia com alta de 7,3%, enquanto as ordinárias tiveram valorização de 5,12%.

Na ponta oposta, Embraer caiu 2,97%, pior desempenho do Ibovespa, em meio à queda do dólar frente ao real.

rv-201611211rv-201611212