Sexta-feira 13 amena

Ibovespa

Ibovespa fechou em baixa de 0,47% e encerrou o pregão aos 63.651 pontos. Depois da forte alta de ontem, o dia de hoje foi marcado pela realização de lucros. Outro ponto que contribuiu para a queda foi o movimento dos juros americanos, que subiram depois da divulgação dos números de inflação ao produtor e dados do varejo nos Estados Unidos.

O destaque do Ibovespa ficou para as ações da Cesp (CESP6 +8,4%) seguido pelas ações da Bradespar (BRAP4 + 6,18%) e Vale (VALE3 3,06% e VALE5 +2,40%).

As maiores quedas do dia ficaram para os papeis da BB Seguridade ( -4,05%), Qualicorp (QUAL3 -3,88%) seguidos pela BRFoods (BRFS3 – 2,68%).

Pelo segundo dia consecutivo, as ações da Springs Global tiveram forte alta. Vale lembrar que deixamos claro aos clientes da Eleven que o gatilho para a valorização de SPGS3 era a queda dos juros e assim, em dois pregões o papel já subiu mais de 27%.

Economia volta a crescer em novembro

Assim como os dados de vendas no varejo de novembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), principal indicador de “prévia” do PIB, reportou uma alta de 0,20% em novembro ante outubro deste ano, acima das expectativas de mercado que eram de estabilidade. O indicador havia caído 0,15% no mês de outubro em relação a setembro. Fique em dia com as nossas análises macroeconômicas e conheça nosso produto de Renda Fixa.

Dólar

Dólar subiu 1,48% frente ao Real fechando a R$ 3,22. O movimento do câmbio seguiu a tendência externa com os ganhos do Dólar frente a maioria das moedas pares, alimentado pela alta dos yields americanos. Além disso, a alta de hoje também se deve a um movimento de realização depois de uma euforia com o Real que teve alta nos últimos 3 pregões.

f