S&P acende a luz vermelha para o Brasil

Nesta quarta-feira 09/09 a Standard & Poor's mudou a classificação brasileira de BBB- para BB+, ou seja, retirou o chamado "grau de investimento".

Nesta quarta-feira 09/09 a Standard & Poor’s mudou a classificação brasileira de BBB- para BB+, ou seja, retirou o chamado “grau de investimento”, mudando nossa posição para “grau especulativo”.

Vínhamos antevendo esta possibilidade. Trouxemos direto de NY nos últimos dias a leitura dos principais players do mercado e de pessoas ligadas às Agências de Rating.

Ouça: Grau de Investimento na Visão de Wall Street

É nosso entendimento que boa parte deste movimento já está precificado tanto na bolsa brasileira quanto no “cupom” pago pelo país em seus títulos de dívida.

Esperamos uma sequencia de dias muito nervosos nos mercados por conta deste movimento. Considerando que tanto Moody’s quanto Fitch ainda não seguiram a direção de S&P, acompanharemos de perto a reação do governo brasileiro e dos investidores internacionais atualmente posicionados aqui ou em títulos brasileiros.

Nenhuma das análises das companhias cobertas pela Eleven Financial será revisada neste momento. As premissas utilizadas na avaliação e consequentemente precificação dos papéis seguiu uma característica absolutamente conservadora e diligente no que diz respeito ao indicador de “risco país”.

Todas as recomendações publicadas em nossos relatórios, bem como os “target prices” apresentados permanecem válidos e sem ressalva momentânea.

Caso os desdobramentos apontem na direção de uma correção das premissas em alguma ou várias companhias, imediatamente publicaremos tal revisão aos nossos assinantes.

Sigam acompanhando os podcasts diários, os materiais publicados pela nossa equipe e estejam sempre atualizados sobre as perspectivas e a realidade do mercado e da economia brasileira.