Sunday Prates: Jorge Paulo Lemann’s Top 5 tips!

A volatilidade mede o grau em que o preço da ação variou, para cima e para baixo ao longo de um período arbitrariamente definido.

Os cinco conselhos de Jorge Paulo Lemann para seus investimentos

Jorge Paulo Lemann é hoje em dia um cara que dispensa apresentações no Brasil e no mundo. Sua fama aumentou principalmente pelas aquisições de empresas como a Heinz, Budweiser e Burger King. O que talvez alguns ainda não saibam é que muito antes de se tornar sócio de Warren Buffett em algumas dessas aquisições, Lemann já foi atuante no mercado financeiro brasileiro através do lendário Banco Garantia.

Há pouco mais de dois anos ele foi convidado a dar uma aula inicial no curso de administração da FGV-RJ. Vale a pena assistir o vídeo aquiEnumeramos aqui cinco conselhos que podem ser facilmente aplicados para os investimentos nos mercados financeiros.

Aprenda a tomar risco

“Eu considero o risco uma parte importante da vida, não só na vida comercial, mas em geral. Tudo tem risco e as pessoas têm que tomá-lo. E tenho notado que, quanto mais a pessoa estuda, menos risco ela quer tomar. Quer transformar risco em formuletas matemáticas e acaba não tomando a decisão. A única maneira de aprender é ir treinando aos poucos. Quem não se arrisca não faz nada, e quem faz tudo igual aos outros ficará igual aos outros, o que, em geral, é medíocre. Acho que todo mundo tem que tentar ser excepcional e fazer algo especial e diferente.

A zona de conforto é um lugar muito bonito, mas nada de muito significativo irá florescer lá. Lembre-se, é uma questão de tempo até que os juros reais brasileiros convirjam para a média dos países emergentes, entre 2% e 3%. Portanto riquezas não são geradas quando deliberadamente evita-se o risco, mas quando aprende-se a gerenciá-lo.

Inferir o resultado final de um único investimento é impossível, mas se você conseguir escolher uma carteira diversificada com retornos potenciais assimétricos, o longo prazo é promissor. E isso de maneira prática pode ser resumido por Mohnish Pabrai: “cara eu ganho muito, coroa eu perco pouco”.

O sócio de Jorge Paulo diria que ao investir, você tem que correr algum risco. O futuro é sempre incerto.

Tenha foco

“Neste mundo de internet, é informação pra tudo quanto é lado. Está tudo mudando tão rapidamente, que eu acho o foco algo essencial. Esse negócio de ficar fazendo um pouquinho disso, um pouquinho daquilo, não dá certo. Todas as pessoas que eu conheci de grande sucesso sempre foram fanáticos por foco. O Sam Walton, que construiu o Walmart, só pensava em loja dia e noite. O Warren Buffett, que hoje é meu sócio, é um sujeito super-focado naquela formuleta. Ele faz negócios diferentes, mas sempre dentro da mesma fórmula e é aí que dá certo.”

Ser excelente em poucas habilidades trará um resultado muito melhor do que tentar ser bom em tudo. Concentre-se no seu círculo de competência. Treine muito, erre, acerte, aprenda. Uma das primeiras coisas que Steve Jobs fez ao retornar à Apple em 1998 foi reduzir a quantidade de produtos de 350 para 10.

Malcom Gladwell, em seu livro Foras da Curva, levantou a tese de que mesmo uma pessoa com aptidão para alguma atividade deve se dedicar em torno de 10.000 horas para alcançar a excelência. O ponto é que para estar acima da média em algum campo é necessário dedicação. E dedicação demanda foco.

Dica final de Lemann: quando for realizar algum desafio novo, procure identificar os cinco pontos mais importantes associados a ele. Já será suficiente para dominar a atividade.

Sonhe grande

“Tem que ter meta puxada. Isso é extremamente importante, e vocês vão querer atrair outras pessoas pra trabalharem com vocês. As pessoas gostam de vir quando há um sonho maior. Em alguns, você chega lá, outros não, mas, nessa caminhada, você sempre vai se tornar uma pessoa melhor.”

Como já diria Lemann, sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. Ter metas audaciosas e factíveis é muito importante para manter-se motivado em constante evolução como investidor, bem como acompanhar periodicamente os acertos e potenciais pontos de melhora na carteira de investimento.

Nós na Eleven não estamos aqui para vender o sonho da riqueza instantânea. Ao longo dos anos, um investimento consistente, com uma boa gestão de risco, pode, sim, elevar sua qualidade de vida e de seus próximos.

Busque eficiência

“Nosso espírito é que tudo pode melhorar, em qualquer lugar para onde você olhe tem coisa para melhorar. E eficiência poupa tempo e dinheiro.”

Um investidor de sucesso não precisa estar sempre inventando a roda. Na maior parte das vezes ter processos eficientes é a melhor solução. Se você está investindo pensando em construir patrimônio sustentável no longo prazo, ficar negociando ações loucamente no home broker não irá trazer resultados mais positivos, além de ter um peso alto nos custos e incorrer em pagamento de imposto de renda. Assim, controlar seus custos transacionais é um passo importante para o desenvolvimento de uma carteira de sucesso.

Cerque-se de gente boa

“Eu descobri lá em 1971, quando fiz o Banco Garantia, a importância de gente boa trabalhando com você. Tinha pouco capital, não tinha nome, então tinha que descobrir alguma maneira de ser competitivo no mercado financeiro. Quando o Garantia era pequeno, com 30/40 pessoas, entrevistávamos mil pessoas ao ano, procurando as que realmente seriam excepcionais.”

Estar ao lado de pessoas interessantes, e, principalmente, interessadas, faz com que você esteja em constante evolução, abrindo-se para novas ideias. Veja, há aqueles que te farão se sentir bem, sempre concordando com você e prometendo um futuro só de mar de rosas, e aqueles que te farão pensar, em alguns momentos contestando sua ideia inicial, ou propondo um olhar sob outro prisma.

Talvez o primeiro grupo seja uma melhor opção para uma mesa de bar. No entanto, certamente o segundo grupo será mais indicado quando estivermos falando do seu patrimônio.

O time de analistas da Eleven é 100% focado em pensar as melhores alternativas de investimento com foco em consistência e sempre de olho na relação risco x retorno. Não estamos de maneira alguma interessados em prometer ganhos garantidos para amanhã, mas sim debater ideias de assimetrias potenciais positivas, dentro de uma carteira diversificada.

Conclusão

Os cinco conselhos acima podem aplicados a muitas áreas de negócios, mas no mundo dos investimentos ganham traços ainda mais decisivos. No entanto se não forem postos em prática, serão apenas palavras bonitas. É justamente isso que separa os grandes investidores dos retornos medíocres. Conte conosco para essa jornada!