Três ótimas razões para investir em FIIs

Ótimas razões para investir em FIIs

Quando pensamos em tipos de investimentos com previsibilidade, os Fundos Imobiliários saltam os olhos como possíveis oportunidades. Existem ótimas razões para investir em FIIs. Descubra algumas neste artigo.

Há 3 aspectos que os investidores devem ter em mente quando decidem aplicar em fundos imobiliários. Como é um mercado novo e relativamente pequeno, existem diversas oportunidades e também armadilhas que podem impactar em seus ganhos e estratégias de longo prazo.

O primeiro aspecto está no fato de que os fundos imobiliários não são investimentos de renda fixa. Na verdade, eles são investimentos em renda variável com menor volatilidade.

Entretanto, o fato dos rendimentos (chamados de proventos) serem mensais e com maior previsibilidade, garante a esse tipo de ativo uma maior cautela em momentos de grandes oscilações.

Para investidores mais conservadores, esse aspecto deve deixá-los mais confortáveis devido à menor variação do patrimônio. Além disso, a isenção de Imposto de Renda para os rendimentos dos FII é atrativa para o investidor.

A renda também deve ser considerada para avaliação do investimento, uma vez que há uma comparação direta com a taxa básica de juros (Selic).

Com os proventos mensais, a conta básica feita é: qual retorno de um título do Tesouro vs o rendimento dos FIIs.

Como exemplo armadilha, o rendimento, em 2017, do Fundo Imobiliário BBVJ foi de 4,0% desconsiderada a inflação do período (vs taxa de juros real média de 6,4%), pois, apesar de ser um bom imóvel em São Paulo, tem sofrido com a localização e ambiente competitivo.

Um terceiro ponto seria aproveitar o ciclo imobiliário e momento de mercado. O ciclo imobiliário é composto por quatro fases: Recuperação, Expansão, Super Oferta e Recessão.

Em todos os momentos é importante para o investidor saber o que está gerando a renda dentro do fundo imobiliário e a situação dos inquilinos (no caso dos fundos de tijolo). Assim, em momentos de Super Oferta e Recessão, os imóveis podem aumentar a taxa de vacância, gerando oportunidades de compra.

Atualmente, vivenciamos um período de recuperação, no qual já começamos a observar um declínio na vacância dos imóveis, ainda sem novas ofertas. Em nossa visão, o momento é positivo e oportuno para o investimento em fundos imobiliários com imóveis da classe AAA, pois será o primeiro segmento a retomar taxas de ocupação elevadas.

Dessa maneira, a estratégia dos investidores deve ser definida de acordo com seu objetivo, tendo os aspectos acima citados em mente, para que possa aproveitar os melhores momentos do mercado imobiliário.

Com isso e uma análise fundamentalista profunda embasando cada um dos fundos imobiliários, é possível adquirir uma fonte de renda através dos proventos mensais. Fazendo uma analogia, como se você recebesse um aluguel de todo mês.

Este dinheiro pode ser gasto sem que seus investimentos diminuam, ou ainda pode ser reinvestindo.

Com o crescimento de seu capital neste tipo de ativo e com recomendações corretas de quais Fundos investir, você pode alcançar o seu sonho de viver de renda. Já pensou?

Aqui na Eleven trabalhamos assiduamente para recomendar os melhores Fundos Imobiliários aos nossos clientes. Contamos um analista especialista no setor, o Raul Grego.

Quer começar a investir em Fundos Imobiliários e garantir a construção de seu patrimônio? Assine o Riqueza em Construção.

Botão para assinar Riqueza em Construção

Construa seu patrimônio tijolo por tijolo