Uns com tanto, outros com tão pouco

o governo interino de Michel Temer conseguiu produzir a melhor frase do ano, na boca do novo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

A geração de empregos nos Estados Unidos foi tímida, com “apenas” 38 mil vagas em maio. A reação do mercado financeiro parece coisa de gente doida: tudo no positivo. Quem gostaria de ver a locomotiva do planeta enfraquecida e milhares de famílias ainda sem fonte de renda? Todo mundo que está “passeando” pelo mundo em busca de ativos mais arriscados, mas muuuuuito mais generosos na rentabilidade. Se a coisa lá vai mais devagar, a chance do Banco Central americano (FED) aumentar os juros no próximo mês diminuem e ninguém precisa voltar correndo para comprar títulos da dívida pública do Tio Sam.

Como o Brasil é um desses paraísos rentistas, a turma toda veio se aproveitar mais um dia da nossa taxa de juros de 14,25% ao ano com um câmbio favorável. Quem gosta de fortes emoções fez o Ibovespa sair da uruca e ultrapassar de novo os 50 mil pontos, em alta de 1,47%. Quem ajudou muito foram as ações da Vale que subiram para casa dos 8% nesta sexta-feira (03). Não porque produziu ou exportou mais. Foi o rumor de uma possível saída de seu presidente, Murilo Ferreira, que animou os investidores. No cargo desde 2011, Ferreira tem sido criticado pelo mercado e uma troca no comando da mineradora poderia significar mais eficiência na gestão – principalmente neste momento de recuperação da economia internacional e a alta do minério de ferro lá fora.

Parece até que o Chefe de Mercado de Capitais da Eleven Financial, o Adeodato Netto, ligou para o presidente interino Michel Temer nestes dias. Ele vem criticando a gestão de Murilo Ferreira há tempos e bem que gostaria de ver um novo comando na companhia. “Murilo parece não ter visto durante 5 anos o preço do minério de ferro derreter. Em 2015, justificou a deterioração financeira da empresa com a queda da commodity, como se fosse uma surpresa”, diz.

A vida não é justa e o ditado não deixa a gente se iludir: “uns com tantos e outros com tão pouco”. Enquanto lá nos EUA a economia foi capaz de gerar 38 mil postos de trabalho em maio, aqui no Brasil foram fechadas quase 63 mil vagas em abril. O aumento da taxa de desemprego, que chegou a 11,2%, foi um dos destaques da semana na economia. O desempenho do PIB no primeiro trimestre do ano veio melhor do que o esperado, mas sem aliviar a recessão que castiga o país – queda de 0,3% no período e de 5,4% na comparação com primeiro trimestre de 2015.

Pelo menos já faz 3 dias que nenhum ministro foi demitido, mesmo com a tempestade de denúncias, delações, grampos e acusações que inundam Brasília. Ainda assim, vestido de galocha e encharcado, o governo interino de Michel Temer conseguiu produzir a melhor frase do ano, na boca do novo presidente da Petrobras, Pedro Parente. “A Petrobras foi vítima de uma quadrilha organizada para obter os mais escusos, desonestos, antiéticos e criminosos objetivos”. Se não temos vagas de trabalho sobrando, temos gente disposta a acertar os rumos, o que já é bastante para quem anda com tão pouco.

Bom fim de semana.