VALE3 ou VALE5 a pena ver de novo!

a convergência de fatores geopolíticos nos principais mercados mundiais colocam o Brasil em uma posição altamente privilegiada. Isto afeta ações VALE3.

Não é só uma alegria de segunda-feira. Conforme temos repetido sistematicamente desde o Brexit, a convergência de fatores geopolíticos e econômicos nos principais mercados mundiais colocam o Brasil em uma posição altamente privilegiada. Isto afeta ações VALE3.

O Relatório Macro Brasil 2017, que irá ao ar na sexta-feira 17/02, trará nossa leitura de inflação, PIB, Selic e dólar para o ano. Enquanto as revisões vêm sendo feitas para inflação abaixo de 4,5%, nossa equipe de economistas segue considerando um número acima do centro da meta e sólida no crescimento do PIB na casa de 1,5%.

A postura anunciada por Michel Temer hoje, no sentido de assumir o compromisso do afastamento de ministros eventualmente investigados pela Operação Lava-Jato, é mais um sinal de estabilidade institucional e reversão dos modelos promíscuos de relações entre poder público e privado. Diligência e responsabilidade são mandatórias para consolidação do ambiente de investimentos.

Ibovespa

O Ibovespa fechou em forte alta de 1,28% e encerrou o pregão aos 66.967 pontos. O principal índice da bolsa brasileira subiu seguindo o movimento de alta do minério de ferro (+6,48%) e das empresas do setor de mineração e siderurgia.

Amanhã, nosso estrategista-chefe estará no Comprar ou Vender da Infomoney TV, falando exatamente sobre o Minério, a Vale e as cíclicas, que tanto valorizaram e quais as projeções da nossa equipe para o setor.

O destaque de alta do Ibovespa ficou para as ações ordinárias da VALE, com valorização de 9%. Como alertamos há semanas, apostar contra a companhia não nos parecia nada seguro. 

Na ponta negativa, alguns ajustes nos papéis ligados ao setor de construção civil e malls, como MRVE3, CYRE3 e BRML3. O setor de shoppings, inclusive, foi objeto de análise setorial especial realizada pelo time liderado por Guilherme Vilazante. Clientes Renda Variável e Carteira Eleven tem a leitura e as recomendações para SSBR3, BRML3, MULT3, ALSC3 e IGTA3

Dólar

Dólar fechou praticamente estável, aos R$ 3,11, em linha com o peso mexicano e argentino.  Já os juros futuros tiveram queda por mais um dia em consequência da expectativa da decisão sobre os juros na reunião do Copom na próxima semana.

Entenda como investir em títulos públicos com a queda dos juros com nosso produto de Renda Fixa.